sábado, 29 de maio de 2010

Coisas sem nome



Coisas sem nome...
Um nome para cada coisa, cada coisa com o seu nome...

Além de tudo o resto uma das coisas que eu tenho saudades do escudo é que ele tinha um símbolo com um nome, dava-lhe personalidade, pois é todos nós sabemos que o símbolo do escudo se chamava cifrão… Mas então e agora, com esta coisa do euro…Alguém me sabe dizer como se chama o símbolo do Euro? Sim, esta coisinha €, que governa as nossas vidas e nem se digna a apresentar-se convenientemente.

E o coitado do bicho-da-seda, não merece um nome? Será por ser um insecto ou porque a seda que ele produz é muito mais importante para nós do que o próprio animal em si? Por acaso chamamos à vaca bicho do leite, ou à ovelha bicho da lã? Sedoso não era um nome “giro”?

Há duas cores que sempre foram as ovelhas “negras”, primeiro, o cor-de-laranja, mais uma vez a mesma situação (gostava de ver o amarelo ser chamado de cor-de-banana), mas pior ainda o cor-de-rosa, se pensarmos bem, quando pensamos em rosas, a imagem mais instantânea não são rosas cor-de-rosa, mas sim vermelhas, ou encarnadas, dissecando bem a questão o cor-de-rosa é na realidade vermelho, o que me traz a outra cor da qual tenho ressalvas em relação ao nome, mas porque raio o vermelho (ou encarnado) tem direito a dois nomes (sem contar com o nome roubado ao rosa)? Entendamo-nos de uma vez e paremos com a dualidade de critérios.

Com todos os avanços tecnológicos que temos vindo a sofrer (sim, com muitos deles ainda vamos sofrer, e bastante...) houve a necessidade lógica de criar novas expressões, verbos e afins, um que eu acho especialmente curioso é o "clickar". Se pensarmos um pouco, clickar é um verbo que descreve o acto de fazer click, mas eu não faço click, quem o faz é o rato, eu só pressiono o botão do rato, por isso esta acção apesar de ter um nome, o mesmo não é propriamente correcto, foi apenas uma invenção de palavra provavelmente causada pela pressa de a descrever. Ee clicko, tu clickas, ele clicka, nós clickamos, vós clickais, eles clickam... (nós somos idiotas...isto sim uma boa conjugação do verbo "clickar")


Tenshi
Lisboa
29/05/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário