quarta-feira, 26 de maio de 2010

Wabi Sabi “A beleza na imperfeição”


A beleza na imperfeição e a beleza do tempo

Wabi Sabi é uma expressão japonesa usada para definir a harmonia visual que existe na imperfeição. Olhar e tentar observar tudo com simplicidade, naturalidade, e atenção a realidade que está a nossa volta.

Varrendo um grande jardim:
Numa linda noite, um dos maiores mestres da cerimónia do chá no Japão, Takeno Joo, recebeu em seu mosteiro um jovem chamado Sen no Rikyu, que bateu à sua porta querendo aprender os complicados rituais da cerimónia.
Takeno abrigou o rapaz e pediu que, no dia seguinte pela manhã bem cedo, antes das orações, ele varresse o jardim externo do mosteiro, que era todo circundado de cerejeiras em flor.
Pela manhã Rikyu, começou feliz seu trabalho e, ao final de algumas horas, o jardim estava completamente limpo e sem folhas. Olhou mais uma vez e, antes de chamar o seu mestre, verificou cada centímetro de areia e pedras para ver se estavam completamente limpas.
Quando o mestre chegou Sen Rikyu dirigiu-se para uma árvore central do jardim e sacudiu um de seus galhos e algumas flores caíram no areia e nas pedras do jardim. Ele retornou e disse ao mestre: Agora sim, está tudo em harmonia. O mestre Takeono sorriu e, daquele dia em diante, Sen Rikyu tornou-se um dos seus melhores alunos e tornar-se-ia, com o tempo, um dos maiores e mais revolucionários mestres da cerimónia do chá no Japão.

A cultura Zen e Taoísta mostra que a acção do homem tem que ser leve e harmoniosa quando lida com a natureza e com o que está à sua volta. Não devemos interferir de maneira que se perca a essência da vida: nascimento, amadurecimento e morte são um ciclo e devem ser respeitados. Devemos enxergar e admirar aquilo que o tempo desgasta e toca com suas mãos.
Ter uma visão Wabi Sabi é ter um olhar melancólico, sabendo que á vida é feita de várias etapas passageiras, e o pensamento Budista retrata bem esse sentimento.

“Todas as coisas são impermanentes. Todas as coisas são imperfeitas. Todas as coisas são incompletas”.

1 comentário:

  1. E na sua imperfeição existe uma perfeição que não existiria se fosse de outra forma.

    ResponderEliminar