terça-feira, 1 de junho de 2010

O Elefante e a corda


O Elefante e a corda

Quando um elefante nasce, desde os primeiros dias que o tratador o prende com uma corda, grossa apenas o suficiente para que ele nao a rebente. Com o passar do tempo, e das tentativas de se mover para além da distancia do comprimento da corda, ele apercebe-se que aquela corda, atada à sua pata, o impede de ir mais longe. E o pequeno elefante vai crescendo, fica maior, mais forte, mas a corda está sempre lá, na sua mente... Na sua pata basta agora um pequeno cordel, o elefante já nem tenta ir para além da distância dele. Por quantas vezes as nossas limitacoes nao sao apenas cordéis na nossa mente? Impostas também muitas vezes por nós próprios ...
Acho essencial para que possamos ir mais longe, para podermos caminhar em novas direccões, em lugares desconhecidos, é sem dúvida imperativo que, de vez em quando, tentemos dar um passo mais além, tentar o que nos parece impossivel, rebentar as nossas "cordas".

Tenshi
(inspirado num texto de Paulo Coelho, esse Enorme Senhor)
Grândola
Algures no passado

O porquinho que queria ser galo


O porquinho que queria ser galo

À nascensa todos somos iguais, mas durante quanto tempo?
Era uma vez... Um porquinho que queria ser galo, era o que ele mais queria na vida, desde que nascera que todos os dias olhava com grande admiracao para os galos da quinta. Comecou a imitá-los em tudo, subia para os poleiros , comia apenas milho, e todos os dias acordava mal o primeiro raio de sol rompia no céu e grunhia, o mais alto que conseguia, para anunciar o novo dia. Os donos nao achavam muita piada àquela barulheira logo de manha, mas nada disso importava, ele estava a viver a sua vidinha... de galo.
E assim se foram passando os dias entre galos e galinhas, que já o viam como um deles . E ele foi crescendo feliz, com as suas grunhidelas pela manhã. Até que um dia o seu dono pensou: Bem o porco já está grande, e bom para comer, vou fazer um jantar com os meus amigos. Foi um dia muito triste na quinta, todos os galos e galinhas ficaram destroçados ao perder o seu "desajeitado" porquinho, perdão, Galo!
E nessa noite, numa mesa cheia de pessoas, quando o primeiro convidado provou o jantar, disse: "É pá, este porco, este porco sabe a frango! "
Quando a força da vontade é suficiente, entao podemos alterar a natureza das coisas.

Tenshi
Grândola
Algures no passado